Ruelas e ladeiras sobem e descem morros, revelando casas de portas estreitas, mas com quintais amplos e arborizados. Da época do Brasil Colonial, quando se passou da dominação holandesa para a lusitana, restou um preservado conjunto arquitetônico com igrejas, conventos, museus e sobrados imponentes.
Aqui quase tudo tem valor cultural e artístico,desde o artesanato popular (xilogravuras) no Alto da Sé aos ateliês espalhados pela Rua do Amparo. Patrimônio Histórico da Humanidade devido ao conjunto de construções históricas.
As principais atrações são o Convento de São Francisco, o Mosteiro de São Bento e o Museu de Arte Sacra de Pernambuco. O assédio dos guias é intenso em todos os pontos turísticos. O município tem praias urbanas, poluídas em alguns pontos.
Praias:
Milagres: praia urbana com ondas fortes.
Carmo: ponto de chegada de navios pesqueiros, urbana com poucas ondas.
Farol: na área urbana, pouco frequentada.
Bairro Novo: urbana, hoje em dia dividida em mini-praias, devido a construção de arrecife. Os banhistas devem tomar cuidado com a rápida mudança de profundidade.
Casa Caiada: areia dourada e mar profundo com barcos ancourados. Boa para passeios românticos. Na maré baixa quase não tem ondas.
Rio Doce: por ser na área urbana fica sujeita à poluição, a paisagem é tomada por barcos de pescadores. Na orla ficam bares e restaurantes.
Fuente: melhorespraias.com.br

